saúde

Uso de apps na saúde facilita a relação entre profissionais e pacientes

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Renan Mattos (Diário)

Que o celular torna a nossa vida mais prática, é inegável. E, para facilitar ainda mais o nosso dia a dia, existem diversos tipos de aplicativos, com as mais variadas finalidades, que otimizam nosso tempo e nossa rotina. O uso de "apps" - como chamamos os aplicativos móveis - também tem se destacado na área da saúde, principalmente por descomplicar a comunicação entre o paciente e o médico/nutricionista e por transformar os métodos de tratamento e assistência.

A possibilidade de poder personalizar o serviço e entregar exatamente aquilo que o paciente quer ou está procurando é uma das facilidades oferecidas por essas ferramentas. Em Santa Maria, alguns profissionais já usam os aplicativos nos consultórios. É o caso da nutricionista Andressa da Rosa Rodrigues, que, desde janeiro de 2017, utiliza o DietBox, um software para profissionais da área que permite essa interação (leia mais abaixo).

6 postos de saúde abrem neste sábado para exames de prevenção ao câncer em Santa Maria

- Antes de usar o aplicativo, eu tinha mais trabalho, precisava usar um programa separado para fazer o cálculo do plano alimentar. Tinha que digitar um por um. Quando o app surgiu, nunca mais utilizei o método antigo, pois ele já faz o cálculo automaticamente, além de deixar o tratamento mais individualizado. O paciente tem o plano à mão 24h por dia com o aplicativo, que o lembra de comer e até de beber água - relata Andressa, que é especialista em Nutrição Esportiva e Estética.

ROTINA FACILITADA

A ideia do aplicativo é simples: o nutricionista cadastra o paciente no site, e o paciente recebe um link por e-mail, para baixar, de forma gratuita, a plataforma. Com o app instalado, o paciente tem acesso ao cardápio do dia, receitas, lista de compras para a semana, recebe alertas nos horários das refeições e pode preencher o seu diário alimentar e conversar com o profissional por meio de um chat, quase como uma rede social. Cada vez que o nutricionista faz uma mudança no plano alimentar, o paciente recebe a atualização em seu smartphone, automaticamente, na hora.

- Agora, as pessoas podem até tirar foto do que está comendo e documentar ali, que fica tudo registrado. O paciente tem controle do que está comendo e, depois, durante a consulta, a gente faz uma recapitulação do que ela comeu por ali só olhando o diário - comenta Andressa.

ENDOCRINOLOGISTA DAQUI DESENVOLVEU APP PARA QUEM TEM DIABETES

Foi pensando em facilitar a vida de pacientes com diabetes que o endocrinologista Fábio Copette criou, em 2013, o aplicativo Minsulin, que possibilita o cálculo da dose de insulina a cada refeição e o compartilhamento, com o profissional de saúde, das informações de glicemia, doses de insulina aplicadas e quantidade de carboidratos ingerida. Tudo isso pelo próprio smartphone.

Alíquota de contribuição do IPE para servidores de 4 cidades da Região Central reduz até 40% em novembro

- O aplicativo surgiu com a necessidade de engajarmos pacientes e profissionais de saúde no tratamento de pessoas com diabetes, trazendo-os para um ambiente digital, mais atrativo. Focamos, inicialmente, no paciente com diabetes tipo 1, que precisa aplicar insulina a cada refeição. O objetivo central do app é facilitar esse processo - relata Copette.

As funcionalidades são muitas (veja quadro), mas o foco principal do Minsulin é determinar, de forma mais assertiva, a dose de insulina a cada refeição.

- Não queremos substituir o profissional de saúde, e, sim, oferecer uma ferramenta que melhore a relação com o paciente e suas decisões - explica o médico.

A professora Shaiane Limberger Corrêa, 26 anos, convive com a diabetes tipo 1 há 13 anos. Há dois meses, ela começou a usar o aplicativo.

- As opções do aplicativo são importantes e interessantes. Posso adicionar a realização de alguma atividade pós-refeição, como a atividade física. Assim, ele faz com que não ocorra a hipoglicemia pós-treino e ainda avisa, com notificação, que pode vir a ter uma queda de glicose - conta Shaiane.

COMO FUNCIONAM OS APPS

Dietbox

  • O principal objetivo do app é melhorar e facilitar a experiência entre profissional e paciente, deixando de lado a necessidade de papéis com planos alimentares e exercícios
  • O nutricionista cadastra o paciente no site, adicionando dados do tratamento. É possível calcular receitas e dietas, fazer avaliação física, organizar agendas, fazer listas de substituição, prescrever exames laboratoriais e ter acesso à agenda
  • O paciente, por sua vez, baixa gratuitamente o aplicativo no seu smartphone (disponível nas versões iOS e Android), passando a receber, diretamente no celular, alertas nos horários corretos de cada refeição, cardápio do dia e lembretes relacionados à dieta. Além de preencher o seu diário alimentar, visualizar as receitas do profissional, acompanhar a evolução física, enviar e receber fotos e acessar um chat com o seu nutricionista

Minsulin 

  • O aplicativo foi desenvolvido para monitorar o nível de glicose de pacientes com diabetes tipo 1, mas também auxilia pacientes com diabetes tipo 2 e gestacional na escolha de uma ailmentação mais equilibrada (usuários com objetivo de controle de peso ou que apresentem obesidade, sobrepeso ou pré-diabetes também podem utilizá-lo)
  • Disponível nas versões iOS e Android, gratuito
  • Pacientes em tratamento intensivo com insulina, seja em bomba de insulina ou com múltiplas doses de insulina, o Minsulin permite o cálculo da dose de insulina a cada refeição de forma rápida e segura
  • O usuário pode montar quantas refeições forem necessárias e salvá-las. Essa flexibilidade permite que o usuário monte uma rotina alimentar mais equilibrada com auxílio de seu profissional de saúde
  • A geolocalização permite ao usuário encontrar profissionais ou centros de referência em atendimento ao diabetes mais próximos de sua localização

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Grupo promove campanha de doação de cabelo nesta segunda-feira Anterior

Grupo promove campanha de doação de cabelo nesta segunda-feira

6 postos de saúde abrem neste sábado para exames de prevenção ao câncer em Santa Maria Próximo

6 postos de saúde abrem neste sábado para exames de prevenção ao câncer em Santa Maria

Saúde